O NCEP

O NCEP – Núcleo de Comunicação e Educação Popular – é um projeto de extensão vinculado ao curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná. Desde 2003, quando foi criado, o NCEP estimula a discussão sobre comunicação popular e assessora movimentos sociais a fim de promover a democratização dos meios de comunicação.

Através das três linhas de atuação, o projeto busca sempre integrar o meio acadêmico e a comunidade, além de auxiliar movimentos populares.

Contando com vinte e um integrantes entre bolsistas e voluntários na gestão 2013/2014, o NCEP é atualmente coordenado pela profº Drº Toni Vieira. Os alunos de graduação envolvidos na extensão universitária auxiliam os parceiros do grupo em projetos específicos. Com o MNPR (Movimento Nacional da População de Rua) produzem o jornal A Laje, voltado para as pessoas em situação de rua. No Colégio Estadual Manoel Ribas, a equipe colabora e orienta alunos entre 12 a 14 anos na produção de uma rádio-escola. O NCEP está envolvido com o CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, onde também auxilia na produção de uma rádio-escola. Além desses projetos, o NCEP esteve envolvido na produção de uma rádio-escola na Escola Estadual Herbert de Souza, em São José dos Pinhais, finalizado no segundo semestre de 2013.

O Núcleo conta, ainda, com um Jornal Mural semanal, onde a equipe divulga as atividades desenvolvidas com os parceiros durante a semana e dá dicas de filmes, músicas e eventos culturais.

Recentemente, o NCEP retomou a tradição de fazer pesquisas e discussões sobre educomunicação, com o intuito de preparar melhor seus integrantes, também no âmbito teórico, para a atuação dentro dos projetos desenvolvidos com os parceiros.

As linhas de atuação do NCEP são três:

1) Educação para os meios de comunicação

Nessa linha, mantém um jornal mural semanal no campus em que tem sua sede e apóia as rádios das escolas Manoel Ribas, CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho e Herbert de Souza.

2) Assessoria na produção de materiais de comunicação

O NCEP assessora a produção do jornal A Laje, destinado às pessoas em situação de rua.

3) Pesquisa na área de comunicação popular

Na área de pesquisa, o NCEP busca contato com textos de pensadores e estudiosos da área de comunicação e educação popular e educomunicação, como Cecília Peruzzo, Paulo Freire, Denise Cogo, entre outros.

  1. Nenhum comentário ainda

  1. Nenhum trackback ainda.