Relato de experiência no Encontro Paranaensa pela Democratização da Comunicação

Douglas Maia

Uma comunicação mais democrática e menos centrada nas grandes redes significa uma representação mais justa e igualitária para todos na mídia. Democratizar os meios é garantir o direito de expressão, presente na Constituição e na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Por esse motivo, o NCEP esteve presente no EPDC (Encontro Paranaense pela Democratização da Comunicação) no último dia 14, realizado no prédio da Uninter da praça Tiradentes.

O evento foi um preparatório para o 2º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC), marcado para abril em Belo Horizonte – MG ( http://www.fndc.org.br/noticias/2-endc-encontros-preparatorios-agendados-para-marco-924530/ ). No encontro foram discutidas propostas para tornar os meios de comunicação menos hegemônicos, bem como o atual cenário político que favorece a exclusão de grupos não-dominantes dos meios.

Os membros da mesa de abertura do evento: Bia Barbosa, João Paulo Mehl e Ayoub Hanna iniciaram os debates do EPDC. (Foto: Vinícius Carvalho)

Participamos do Grupo de Debate 3 – Comunicação popular, comunitária e educomunicação. O grupo reuniu representantes de diversas instituições que compartilharam suas experiências e propostas para dar voz aos indivíduos que não são ouvidos na mídia tradicional. O debate foi mediado por Riquieli Capitani, integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST; Diego Silva, integrante do Coletivo Parafuso Educomunicação; e Camilla Hoshino, do Levante Popular da Juventude.

O Núcleo aproveitou o debate para fazer contato com pessoas que têm experiências diferentes dentro de nossa área de atuação e conhecer novas ações e ideias que podem nos ajudar nos desafios futuros e gerar novas parcerias. Afinal, estamos todos unidos pelo direito de se comunicar!

Confira a cobertura completa do evento: http://www.jornalcomunicacao.ufpr.br/encontro-paranaense-traca-planos-para-uma-midia-mais-democratica/

Um dos pontos de discussão do evento foi a aprovação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Comunicação Social Eletrônica, conhecido como Projeto de Lei da Mídia Democrática. Você pode contribuir para isso assinando a proposta: http://www.paraexpressaraliberdade.org.br/assina.php

  1. Nenhum comentário ainda

  1. Nenhum trackback ainda.