Fim de ano da Rádio Geração Z

Plínio Lopes

As atividades desse ano no Colégio Estadual Herbert de Souza terminaram depois de um ano de muito aprendizado pelas duas partes. O projeto da Rádio Geração Z existe desde 2012 com o apoio do NCEP, mas graças ao alto nível alcançado pelos alunos em 2013 nos desligamos dele para que pudesse se desenvolver sozinho.

Como em projetos escolares existe muita rotatividade, a equipe nova que entrou na Rádio não conseguiu suprir a demanda de reportagens, entrevistas e outros materiais que a escola precisava. Por esse motivo o Professor Lizandro, coordenador da rádio escola, entrou em contato com o Núcleo novamente para que pudéssemos dar oficinas para os novos alunos e desenvolver a rádio com eles. No começo foi difícil, já que encontramos uma enorme resistência dos alunos ao conteúdo novo, que queriam apenas passar músicas nos intervalos. Com o tempo fomos mostrando outros programas de rádio escolas e descobrindo os gostos dos alunos. Passamos isso para as notas e para as reportagens, e conseguimos um resultado muito bom.

Confraternização de final de ano com os voluntários do NCEP, alunos e o professor coordenador do projeto.

Com uma pegada mais cultural para a rádio os alunos se dedicaram mais, conseguiram produzir muito mais conteúdo e vão conseguir melhorar ainda mais de 2015. A equipe do NCEP que participou do projeto também aprendeu muito com os alunos e pretende continuar com o projeto pro ano que vem. Em breve vocês poderão ouvir os 2 programas especiais (um sobre séries e um sobre o gênero musical rock) aqui no blog, enquanto isso temos o especial do dia da consciência negra.

O programa do Dia da Consciência Negra foi o último a ser produzido pelos alunos. Algumas partes foram gravadas, mas a apresentação dele foi ao vivo no pátio da escola. Essa é uma demonstração do nível do conteúdo atingido pela rádio. Escute a reflexão dos alunos sobre essa data importante abaixo: