TV dos Trabalhadores veicula programa sobre a democratização da comunicação

O diretor de comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC), Valter Sanches, o diretor da empresa Oboré, Sérgio Gomes, o escritor Vito Giannotti e o radialista Chico Lobo dialogaram sobre a democratização da comunicação no programa “Clique Ligue”, da TV dos Trabalhadores. A conversa de cerca de 40 minutos foi dividida em três blocos e colocada ontem no YouTube.

No primeiro segmento, Sanches desfez um engano comum sobre a regulação democrática da mídia: “[...] quando a gente fala em democratizar, não é pra calar a boca de quem já tem voz. É pra dar acesso a mais vozes que possam chegar à televisão, ao rádio, aos jornais, às revistas etc.”

De acordo com Lobo, na segunda parte, os novos comunicadores “[...] estão aprendendo a reproduzir modelo, simplesmente isso. Eles não estão sendo estimulados, de fato, para apresentarem uma nova linguagem, uma nova versão do fato, a versão popular, a versão do ‘ele’ cidadão.”

No último bloco, o representante da SMABC lançou uma provocação: “Por que que a população pobre, negra, deficiente, idosa não tem espaço na TV? Porque é feio. É feio pelos padrões estéticos estabelecidos pelos grandes grupos econômicos que querem vender produtos nos intervalos.”

Mário Teixeira
  1. Nenhum comentário ainda

  1. Nenhum trackback ainda.